A MELHOR FORMA DE SUBIR A PEDRA DO BAÚ


Escalada Pedra do Baú – Face Norte

A Pedra do Baú está localizada no município de São Bento do Sapucaí, em plena Serra da Mantiqueira, do cume é possível observar a serra de Campos do Jordão e as montanhas de Minas Gerais.

É uma grande formação rochosa com 1.964 metros de altitude máxima, 340 metros de altura e 540 metros de cumprimento. Pertence ao Complexo do Baú que é formado pelo formado pelo Bauzinho, Pedra do Baú e Ana Chata.

IMG_4869.JPG

A pedra é considerada uma das mais importantes rotas de escalada esportiva.

Nos meses de calor, muitos turistas “invadem” o complexo para fazer as trilhas oferecidas. A mais fácil é a do Bauzinho que o acesso é feito pelo estacionamento e após uma leve caminhada você consegue observar a imponente  Pedra do Baú.

No entanto, se você for super aventureiro como eu e meus amigos, a “Galera do Toddynho” (ironia),  sua opção será seguir ao cume pela face Norte (1.964 m).

Eu sempre tive o sonho de subir a Pedra do Baú. Então…um belo dia organizei uma “excursão” de 5 pessoas, para realizar meu sonho. (eu só falei…genty, vamos?)

IMG-20141011-WA0103

IMG_4864

Fiz várias pesquisas na internet sobre como poderia ser feita a subida, e pelo que li, conclui que não teria nenhum problema subir sem guia, li relatos de que a subida era fácil, super tranquila e convenci a “Galera do Toddynho” (todo mundo brigou comigo).

pedra do bau lo

Super tranquila!

pedra do baú

 

Saímos de São Bernardo do Campo rumo a São Bento do Sapucaí às 5:30 da manhã, chegamos ao restaurante Pedra do Baú ( Bairro do Paiol) às 9:00, onde deixamos o carro e começamos a trilha.

IMG_4868.JPG

Início da trilha da Pedra do Baú

Após 1 hora de caminhada, chegamos na base da pedra. Fiquei passada ao olhar para o paredão e não ver o fim da Pedra do Baú.

IMG_4884.JPG

Base da Pedra do Baú

Eu estava muito empolgada e meus amiguinhos também, mas só até o começo da subida. Não tínhamos equipamento de segurança e nem guia (tava escrito que era tranquilo, oras), e já no começo QUASE ME MATARAM!!!!

IMG_4895

No meio do caminho teve gente chorando, xingando e amando. (o visual é incrível, mas nada é legal se você não se sente seguro).

 

Demoramos muito para subir e uma parte da “Galera do Toddynho” dizia que não ia descer por aquele lado nunca, que eu teria que ligar para os bombeiros ou conseguir um helicóptero (eles estavam bravos). Até que eu falei que o caminho  da face sul era mais fácil. Imaginem a reação?  Queriam me jogar de lá de cima.

 

Quando os ânimos estavam mais calmos, todos seguros no topo da pedra, chega um grupinho todo equipado, com guia, cordas e capacetes e adivinhem para quem sobrou de novo???

Enfim, fizemos uma pequena trilha que nos levou para observar a Ana Chata, paramos para comer nosso lanchinho, tomar água, tirar fotos, observar a beleza do local e nos preparar para a descida.

IMG_4928.JPG

 

IMG-20141101-WA0063

A descida foi feita pela face sul…que como já tinha dito era mais fácil, rolou até uma trilha sonora da Lady Gaga, quando parte da Galera do Toddynho perdeu o medo…Só que caminhada até o estacionamento é muito maior.

IMG_4946

Nem tão tranquila assim!!!

  • Sobre a subida:
  • Tem um alto grau de dificuldade (não era isso que dizia na internet)
  • É cansativa e exige muito cuidado, nos pegamos um calor infernal e os ganchos estavam quentes
  • Os últimos 20 metros são assombrosos
  • NINGUÉM DEVE IR SEM GUIA OU EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA (o que fizemos).

Espero que tenham gostado…

Bjs

Loret…

 

Bjs

Categorias:América do Sul, Brasil, UtilidadesTags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: