ECOTURISMO EM SÃO PAULO: Descendo a “Estrada Velha de Santos”.


Olá Pessoal!!!!

Bom dia…

Feriadinho chegando e com ele uma super dica de passeio para quem vai ficar em São Paulo!!! (aliás…esse mês tem mais um…então da para se programar direitinho).

Paredão De lorena - Serra do Mar - Trilha

Eu já disse que sou de São Bernardo do Campo?

Então…to dizendo agora!

Muita gente acha que a maior vantagem de morar aqui é estar perto da praia, mas não é verdade.

Apesar de ser bem perto da praia, há muitos outros atrativos, como o Parque Estadual da Serra do Mar.

“O Parque Estadual Serra do Mar (PESM), foi criado em 1977 e ampliado em 2010, é a maior Unidade de Conservação de toda a Mata Atlântica. Seus 332 mil hectares protegem 25 municípios paulistas, conectando as florestas da Serra do Mar desde o Rio de Janeiro e Vale do Ribeira, até o litoral sul do estado”. (http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/sobre)

Costumo chamar essa região  de “quintal da minha casa”. É um lugar com muitas atividades ao ar livre no Estado de São Paulo.

Hoje vou falar especificamente da Estrada Velha de Santos, no entanto, há várias outras atividades para fazer na região.

A Estrada Velha de Santos é um trecho de nove quilômetros que liga o planalto ao litoral, está localizada no Parque Estadual da Serra do Mar, e é acessível pelas cidades de São Bernardo do Campo e Cubatão.

O passeio na Estrada Caminhos do Mar é uma aula de história!

A Estrada Caminhos do Mar foi construída na década de 20, é foi a primeira rodovia pavimentada com concreto na América Latina, o que marcou o início da era do automóvel em São Paulo.

Durante o percurso é possível visitar monumentos históricos (Casa de Pedra e Calçada do Lorena), ter contato com a flora e fauna local e vistas maravilhosas da baixada santista e do complexo hidroenergético da Usina Hidrelétrica de Henry Borden.

Se você tem a minha idade ou um pouquinho mais, com certeza já foi com a excursão da escola até a famosa “Casa de Pedra”, cujo nome oficial é Pouso Paranapiacaba, um dos locais mais visitados da região.

Trilha Serra do Mar - Casa de Pedra

É na “Casa de Pedra” onde supostamente Dom Pedro I se encontrava com a Marquesa de Santos, porém, não é verdade, pois ela foi construída em 1922. Vou deixar os guias locais contarem a verdadeira história.

Hoje as visitas devem ser previamente agendadas por telefone ou e-mail, com no mínimo 10 dias de antecedência. (Tel: (11) 2997-5000 – Ramal 356 ou 364 ) ou pelo e-mail: agendamentocaminhosdoma

O valor do ingresso é R$ 31,00. São isentos da taxa os menores de 12 anos e acima dos 60 anos. Meia entrada para estudantes – R$ 15,50.

O passeio dura em média 5 horas e as saídas são as 9 hrs. É um percurso de 9 km com descidas e subidas moderadas. Super indicado para levar crianças.

Use roupas leves (não permitido trajes de banho) e calçados confortáveis, repelente e boné, protetor solar, capa de chuva, saquinho para lixo. Levar lanches e água. Não é permitida a entrada de animais domésticos, bicicletas, skate, motos e “carrinhos de rolimã” (que pena), nem como o consumo de bebidas alcoólicas.

Para maiores informações acesse o site: http://www.parqueestadualserradomar.sp.gov.br/pesm/nucleos/caminhos-do-mar/sobre/#informe

Como vocês puderam observar pelas fotos, quando fui o tempo não estava”muito” bom (tava era bem péssimo), então espero que tenham sorte, ela fica linda quando está sol.

Não deixem de ir.

Bjs…

Loret.

Categorias:América do Sul, BrasilTags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: