Fim de semana em FOZ DO IGUAÇU –Roteiro básico de 3 dias….

UM LUGAR QUE POR MAIOR QUE SEJA SUA EXPECTATIVA… ELE AINDA VAI TE SURPREENDER.

Foz do Iguaçu está localizada no Paraná e faz divisa com Ciudad Del Este (Paraguai) e Porto Iguazú (Argentina). Acredito que seja a mais famosa Tríplice Fronteira do mundo.

20171126_101709

Conhecida mundialmente, principalmente, pelas Cataratas do Iguaçu que foi foi eleita em 2011, como uma das Sete novas Maravilhas da Natureza.

Mas ai é que está… Foz do Iguaçu não se limita só às Cataratas…e eu vou explicar tudo certinho….

Como fui parar lá:

Minha mãe fez 60 anos de idade. E eu queria muito dar um presente especial para ela.

Há tempos eu vinha planejando fazer uma viagem com ela (a última foi em 2013 – Ushuaia), então resolvi unir o útil ao agradável. Além disso, sempre tive grande curiosidade em conhecer Foz.

O único problema é que só tínhamos 3 dias, então tive que adaptar o roteiro para conseguir fazer o máximo de coisas.

Também tive que levar em consideração que minha mãe já tem 60 anos e sofre de algumas limitações.

Como se locomover:

Chegamos Sexta-feira às 14 horas no aeroporto de Foz do Iguaçu  e foi quando cometi o primeiro erro…pedi um taxi.

Acontece que nosso hotel era bem no centro da cidade, ao lado da rodoviária, e o ônibus que sai de dentro do aeroporto (nº 120), tem como ponto final o terminal rodoviário, custa nas R$ 3,75. Ou seja, poderíamos ter super economizado!!!

ENTÃO VÁ DE ÔNIBUS.

O táxi saiu por R$ 63,00. Os taxistas em geral não tentam tirar vantagens de turistas, muito pelo contrário, é obrigatório o uso do taxímetro. No entanto, é possível combinar o preço antes.

A agência Loumar Turismo – além de oferecer vários passeios, também oferece somente o transporte. Eu não utilizei esse serviço, porém conheci uma pessoa que estava utilizando e me disse que foi uma ótima opção – www.loumarturismo.com.br

Onde Ficar:

Se quiser economizar com transporte, procure um hotel no centro,  de preferência perto do terminal rodoviário.

Tudo é bem longe, mas há transporte público para todos os passeios.

O hotel que escolhemos foi o Hotel Foz do Iguaçu. Reservei pelo site da Múltiplos para ganhar os pontos. O valor para 3 diárias foi de R$ 444,00 – para duas pessoas. Ele está localizado a 12 km de Aeroporto e a 14 km do do Parque Nacional do Iguaçu.

Tivemos alguns problemas com o hotel: o nosso check-in era a partir da 14 hrs, chegamos as 15 hrs e o quarto não estava pronto; o wi-fi não funcionou nenhum dia; e por fim, no site consta que o hotel oferece transfer do aeroporto, mas quando solicitei, o atendente disse que eu deveria pegar um táxi que eles não tinham carro e o valor era o mesmo.

Quanto à localização do hotel – Excelente.

Café da Manhã – Bom – muita variedade.

Limpeza – Ok…(os quartos são bem antigos).

Atendimento – Bom – os funcionários são atenciosos.

Não me hospedaria de novo, mas há hotéis próximos que podem ser uma ótima opção por conta da localização.

O que fazer:

Já aviso Três dias não são suficientes, mas já é um começo.

Primeiro dia:

Para o roteiro desse dia, levei em consideração duas coisas: a previsão do tempo e o dia da semana. E assim fui para Itaipu. https://turismoitaipu.com.br/pt/atracoes

Como chegamos as 16 horas foi possível fazer os seguintes passeios:

Vista Panorâmica – R$ 18,00 – Duração de aproximadamente 2 horas –

Kattamaram – R$ 80,00 – Fiz o passeio do por do sol (sai do porto as 19 h). Acredito  que é o único horário que vale a pena. O Lago de Itaipu não tem outro atrativo que não seja esse.

É possível apreciar a beleza do lago tomando um chopp e comendo no restaurante que fica no porto.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Iluminação da Barragem – R$ 18,00 – Um espetáculo a parte, porém só acontece de sexta e sábado, por isso programe-se e tente fazer isso tudo no mesmo dia.

Há vários outros passeios na Usina que eu pretendo voltar para fazer, é um lugar incrível de uma grandiosidade absurda.

Eu particularmente adorei.

Segundo dia:

A proposta inicial era fazer compras no Paraguai pela manhã e a tarde visitar o Parque Iguaçu (lado Argentino) – http://www.iguazuargentina.com/pt/

Não deu certo! Começou a chover na hora do almoço e não parou nunca mais!!!!

Pegamos o ônibus na frente do terminal rodoviário (ponto internacional) e seguimos para o Paraguai, o valor foi R$ 5,50 (ou quase isso). Aceita real, mas o dinheiro deve ser trocado.

A viagem leva cerca de 30 minutos e apesar do ônibus estar lotado é bem tranquilo.

Para quem gosta de fazer compras é o paraíso. É muito parecido com a 25 de março só que mais feio e mais cheio. Há muitas opções de tudo que você imaginar!!!

20171125_093505

Eu adoro!!! SQN

Na parte da tarde, mesmo com chuva, resolvemos dar um pulinho em Porto Iguazú.

Fomos de táxi com o  Sr. Carlos, conhecemos ele no ponto em frente ao hotel, muito legal, prestativo e honesto, por isso vou até deixar o contato dele aqui – (45 – 9961-2685). Eles nos cobrou R$ 70,00.

20171125_163256

A diferença nas cores!!!

20171125_16380920171125_163303

Para quem ama essas feiras locais (EU) é um super passeio… compramos azeitonas, queijos, alfajores e tomamos uma Quilmes e uma PATAGÔNIA bem gelada…no caso eu tomei!!!

20171125_17242520171125_173511

A feirinha apesar de ser pequena é uma graça. A comida é bem boa.

Eu, obviamente, comi carne, mas há várias outras opções. Vale o passeio.

20171125_185040

Agora quem não estava feliz era ela!!!!

20171125_174412

Depois fomos ao Cassino e jogamos um pouquinho nas maquininhas e foi bem divertido!!!

Não quisemos ir ao Dutty Free…ficamos com preguiça!!! O táxi da volta saiu por R$ 80,00.

Eu fiquei muito triste de não poder visitar o Parque Iguaçu, mas isso me motiva a voltar para Foz..

Terceiro dia:

O grande momento: a visita ao Parque Nacional do Iguaçu (BRA) – são 185.262,5 hectares de grande biodiversidade, somada a beleza do conjunto de mais de 275 cascatas denominado Cataratas do Iguaçu.

O Parque é a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. – www.cataratasdoiguacu.com.br

O valor do ingresso para Brasileiros é de R$ 36,00.

Há vários passeios opcionais que apesar de não serem econômicos valem a pena.

Optei por fazer o passei de Barco Macuco Safari (IMPERDÍVEL) – http://www.macucosafari.com.br/br/macuco-safari – Valor R$ 215,40.

O passeio começa com um tour de jipe, depois uma trilha de 600 metros e se encerra com um passeio de barco pelo Rio Iguaçu até as Cataratas. (opte pelo passeio molhado…é mais legal).

É possível fazer apenas o tour de jipe (minha mãe fez), e o valor é R$ 53,85 (meia).

Depois fomos à Trilha das Cataratas, no percurso de 1200 metros, existem mirantes d que permitem uma visão panorâmica do conjunto de quedas d’água que formam as Cataratas do Iguaçu.

20171126_140834.jpg20171126_143147.jpg20171126_143934.jpg20171126_143946.jpg20171126_144340.jpg20171126_144546.jpg20171126_144714.jpg

Para apreciar um churrasco, fomos a Churrascaria Búfalo Branco – http://bufalobranco.com.br/. O valor do rodízio – R$ 90,00 – com direito à mesa de sobremesa. Apesar de o preço ser um pouco salgado (tendo em vista os outros restaurantes da cidade), o atendimento é excelente, as carnes são sensacionais. Vale o preço.

O que você precisa saber:

Documentos Necessários: Para ingressar na Argentina ou Paraguai documentos de identidade com foto emitido no máximo há 10 anos (países da Mercosul) ou Passaporte. Atualmente é possível visitar Puerto Iguazú (ARG) e Cataratas Argentinas com apenas a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Outras opções de passeio: Museu de Cera (Complexo Dreamland); Vale dos Dinossauros (Complexo Dreamland); City Tour Ciudad del Este – Paraguai; City Tour Puerto Iguazú – Argentina;

20171126_144014

Por tudo isso afirmo categoricamente….. que esse lugar foi muito além das minhas expectativas..

Já quero voltar para fazer os outros passeios e conhecer os lugares que não consegui ir…